O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), promoveu no dia 26 de Junho do corrente ano, no Hotel PraiaMar, em Ponta Negra, o Encontro Estadual de Prefeitos, Gestores, Conselheiros, e Trabalhadores da Assistência Social. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Maria, e a coordenadora do Selo Unicef no Estado, Francisca Maria. O obejtivo do evento foi articular as políticas sociais de todos os municípios para afiná-las e trabalhá-las em cima das semelhanças entre eles, e debater o funcionamento efetivo do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, que destaca as perspectivas que assegurem proteções sociais afiançadas pelas políticas públicas voltadas ao setor. O discurso de abertura foi feito pela coordenadora do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Marisa Rodrigues, que falou da necessidade de se priorizar a assistência social da mesma maneira que priorizam a educação e a saúde. A chamada feita aos gestores estaduais para priorizar esse segmento de suas políticas foi comum a todos os discursos que se seguiram. De acordo com Valéria, é importante que os prefeitos se articulem para garantir referência no campo da assistência social. "O Brasil vem construindo, nos últimos 20 anos, o fortalecimento do poder local, logo é interessante que os gestores municipais garantam a cidadania dos seus cidadãos. Se a prefeitura fizer um compromisso sério com a assistência social, uma criança que nascer no primeiro ano do seu mandato terá a primeira infância garantida ao longo dos 4 anos, caso o gestor tenha se comprometido com as ações sociais", exemplificou Valéria. Fabian Saraiva, titular da Sethas, disse em seu discurso que, em nenhum momento, quando passou a assumir a secretaria, imaginou que teria que enfrentar um desafio tão grande quanto o de colocar em prática os preceitos do SUAS. "São 167 municípios, mais o estado e o governo federal, quem tem que trabalhar em sincronia para a implantação desses programas”.
O Município de Santana do Seridó/RN foi representado pela Senhora Secretária de Assistência Social, Ilma Pereira de Azevedo Silva e a Assistente Social do CRAS/Casa das Famílias e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Senhora Marlene Pereira de Souza Diniz.
O Município de Santana do Seridó/RN foi representado pela Senhora Secretária de Assistência Social, Ilma Pereira de Azevedo Silva e a Assistente Social do CRAS/Casa das Famílias e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Senhora Marlene Pereira de Souza Diniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário