Blog do CRAS/Casa das Famílias

Este blog tem visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS/PAIF/"Casa das Famílias" do Município de Santana do Seridó/RN, destacando as principais ações para o desenvolvimento social, cultural, político das famílias referenciadas pelos Programas Sociais em nosso município.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Encerramento das Atividades do CRAS/2009, na Comunidade São Bento



Na tarde da última terça-feira (22.12.09), aconteceu no Centro de Múltiplo Uso da Comunidade São Bento, o evento de encerramento das atividades desenvolvidas pelo PAIF/CRAS, na referida comunidade. 
No ano de 2009, o CRAS desenvolveu na Comunidade São Bento o Curso de Bordado em Máquina, para as Famílias referenciadas pelo Programa Bolsa Família.Também neste ano, deu início as atividades laborais, como parte integrante dos Projetos Viva Mulher e Viva Bem a Idade Que Tem, que atendem as mulheres e idosas, sob a responsabilidade do Instrutor de Ed. Física Crizaldo Fernandes. Além disso, foi implantado uma Brinquedoteca para crianças de 02 a 08 anos, no qual se trabalha a socialização e a lazer. Com os Jovens foi desenvolvido Oficinas, em cima da Psicologia da Criatividade e apresentado o Projeto Força Jovem, que ofertou três cursos de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. Soma-se a isso, os atendimentos psicossocias individuais as famílias referenciadas pelo PBF, as visitas domiciliares e  encaminhamento a rede de serviços. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Encerramento do Serviço Socioeducativo ProJovem Adolescente


Aconteceu na noite da última sexta-feira (18.12.09), o encerramento do primeiro coletivo do ProJovem Adolescente de Santana do Seridó/RN. O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo no qual oferece um espaço de convivência social, onde os jovens tem a oportunidade de descobrir e desenvolver suas habilidades, visando uma maior participação deste com a família e a comunidade, com práticas que possam levar ao pleno desenvolvimento do adolescente, proporcionando análise e reflexão da realidade vivenciada por cada um, a fim de contribuir com o protagonismo juvenil. Durante o evento foi entregue os certificados aos jovens participantes do coletivo. A solenidade foi encerrada com um coquetel para os jovens, pais e autoridades presentes ao evento.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

4ª Conferência Municipal das Cidades



A realização da Conferência Municipal das Cidades, que precede a Conferência Estadual e Nacional das Cidades, cujo Lema é: “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e o Tema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, além de um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil organizada, para discutir a implementação da política urbana para todo país, com o objetivo de construir cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, também se reveste de importância quando contam valiosos pontos no quesito que trata do controle social e da integração participativa entre o poder público local e a sociedade civil organizada. As realizações dessas Conferências reforçam junto ao Ministério das Cidades, a capacidade organizativa das Cidades e do Estado do Rio Grande do Norte, facilitando assim a captação de recursos para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades.
-Neste contexto, O Conselho das Cidades apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política: “Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus Conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”, “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” “A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” e “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.

Informação: Adriano Gomes – Assessor Administrativo.

Encerramento do Projeto Viva Mulher


Ocorreu nesta terça-feira, 15 de dezembro do ano em curso, o encerramento do Projeto Viva Mulher, o evento ocorreu no Balneário Municipal Alcides Batista de Morais e contou com a presença das autoridades municipais. O Projeto Viva Mulher é desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. O Projeto desenvolvido há quatro anos atende atualmente, aproximadamente 150 mulheres de variadas faixas etárias, das Zonas Urbana e Rural. No ano de 2009 o Projeto voltou suas ações para a questão do condicionamento físico, entendendo que as atividades de aeróbica propiciam as participantes uma maior auto estima e consecutivamente uma melhor qualidade de vida, ressaltando a importância do exercício físico, para aquelas participantes que antes viviam no sedentarismo. Durante o evento os presentes puderam escutar um repertório com músicas da década de 70 e 80 e degustar um coquetel de frutas e sucos naturais, no fim do evento todas as participantes ganharam camisas de aeróbica, garrafas de água e cd’s, visando que as mesmas possam se exercitar em seus domicílios no período das férias.

Santana do Seridó abre 50 vagas para o Programa ProJovem Adolescente



A Prefeitura de Santana do Seridó, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), está com inscrições abertas para o Programa Projovem Adolescente. No ano de 2010 serão formados dois coletivos, que atenderão a 50 adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF. Os Coletivos funcionarão nos turnos matutino e vespertino. 

Atualmente o Coletivo se reúne quatro vezes por semana e realiza diversas atividades, enfocando temas como: saúde, meio ambiente, direitos humanos e socioassistencias, cultura, trabalho e esporte e lazer, além de desenvolver ações voluntárias com grupos de crianças e idosos do Município. O Programa é acompanhado por uma orientadora social e pela equipe de referência do CRAS. As inscrições poderão ser feitas na sede do CRAS (Avenida Zezé Aprígio, 227, Centro). No ato da inscrição se faz necessário à presença do responsável pelo adolescente, bem como a apresentação de documentação do jovem. 

O principal objetivo do Programa é complementar a proteção social básica às famílias, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, bem como criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem na escola. A participação no coletivo é voluntária. 

Atvidades Culturais no Município de Santana do Seridó/RN





A Escola Estadual João Vilar da Cunha, no município de Santana do Seridó, realizou a 1ª Semana Artística e Desportista. A abertura do evento foi um desfile cívico pelas ruas da cidade, retratando os benefícios do esporte praticado de forma saudável. A Escola também apresentou em seu desfile o resultado de um trabalho desenvolvido, ressaltando a importância de uma cultura de paz no ambiente escolar, na família e na sociedade. Durante toda a semana foram realizados campeonatos de futsal, vôlei, handebol e xadrez, com os alunos e alunas da referida escola. O evento foi encerrado com Desfile do Aluno e Aluna Simpatia e a Mais Bela Voz Estudantil, além da entrega de medalhas e troféus as equipes vencedoras.
Em outubro, o município realizou a III Semana de Arte e Cultura, ocasião em que lançou o primeiro CD do Coral Infanto-Juvenil “Guerreiros da Melodia”. O CD, fruto do trabalho realizado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, com o CRAS e as escolas públicas do Município, destaca em suas melodias músicas que retratam a liberdade e a proteção à criança e ao adolescente. Participam do coral 56 crianças de 08 a 12 anos, que através da música aprendem e vivenciam conceitos como respeito, responsabilidade e convívio em coletividade, despertando assim seus sentimentos cívicos e sociais, influenciando na formação de sua identidade e de sua postura enquanto cidadãos, criando uma harmonia entre a escola e a comunidade onde vivem as crianças. É também no Coral que as crianças aprendem técnicas de postura, respiração e entonação, além de despertar na criança o senso de transformação.
Notícia enviada por Diogo Barrêto - diogobbarreto@gmail.com

Encontro Estadual de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo


Aconteceu na cidade de Natal, no dia 23 de novembro, o I Encontro Estadual de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo, no Hotel Barreira Roxa. O encontro reuniu representantes de 156 dos 165 municípios inscritos nesta edição do Selo, além de adolescentes de alguns municípios, prefeitos e entidades parceiras, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretários estaduais, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
Durante a programação, os participantes conheceram a concepção do Selo, a metodologia e puderam trocar impressões acerca desta edição, que apresenta algumas novidades, como a realização de dois fóruns comunitários – um no início do processo, responsável por elaborar uma análise da situação da infância e adolescência no município e um ao final, realizado até março de 2012, com o objetivo de comparar a evolução da situação do município após esse intervalo de tempo.
Cada participante recebeu um guia metodológico, onde constam detalhes dos processos de todas as etapas da edição 2009-2012.
Para Regina Lúcia Pinheiro, assessora técnica do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, e uma das participantes da capacitação, o encontro foi de grande relevância por esclarecer as dúvidas e nivelar, mesmo que inicialmente, o conteúdo. “Sem dúvida acontecerão outros momentos, para discutir dúvidas que surgirão ao longo do selo. Um ponto destacado pela equipe do UNICEF e que nós do Conselho pensamos já há bastante tempo é a necessidade de um curso voltado para os prefeitos, para discutir gestão e direitos de criança e adolescente”, afirmou.
Sobre o processo para o recebimento do Selo, Regina explicou que o Conselho Estadual vem fazendo a sua parte. “O Conselho apóia e orienta os municípios, especialmente o trabalho dos conselhos municipais e dos conselhos tutelares para que estejam funcionando bem. Isso já é um passo em busca do Selo”.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

EM NOME DO VESTIDO ROSA

EM NOME DO VESTIDO ROSA

Cinara Nahra

Professora de ética do Departamento de Filosofia da UFRN

Foi com profunda tristeza e preocupação que li a notícia de que a garota que foi brutamente moralmente insultada em um estabelecimento de ensino superior no interior de São Paulo, no mês de outubro do ano de 2009 do século XXI, tinha sido (pasmem!) expulsa do referido estabelecimento sob a alegação,entre outras, de que ela tinha (sic) " desrespeitado princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade".

Como professora de ética devo dizer que está havendo aqui uma brutal inversão de valores, que aliás, é estratégia típica dos representantes do obscurantismo. Na realidade quem está desrespeitando os princípios éticos e a dignidade acadêmica são aqueles que não só não pedem desculpas à moça pela humilhação a que ela foi submetida, como ainda, adicionando injúria à infâmia, culpabilizam ainda mais a vítima.

Esta tática da inversão sempre foi usada em relação a nós mulheres. Vítimas de estupro foram muitas vezes sórdidamente culpabilizadas pelos abutres-machistas de plantão, sempre prontos a dizer que "elas provocaram". Recentemente , em abril deste ano, o ex-arcebispo de Olinda excomungou vários membros (todas mulheres) de uma garota de 11 anos que teve de abortar pois corria risco de vida em uma gravidez provocada pelo seu padastro, que a estuprou. O arcebispo considerou o aborto um crime mais grave que o estupro e o abuso sexual, e a menina só foi salva graças a ação dos médicos, que deram ouvidos à razão e à ciência e não à ignorância.

Por que a garota do vestido-rosa-curto teria desrespeitado a ética? John Stuart Mill, filósofo inglês do século XIX estabeleceu um princípio ético, conhecido na filosofia como o princípio da liberdade que afirma o seguinte: "a auto-proteção constitui a única finalidade pela qual se garante à humanidade, individual ou coletivamente ,interferir na liberdade de ação de qualquer um. O único propósito de se exercer legitimamente o poder sobre qualquer membro e uma comunidade civilizada, contra sua vontade, é evitar dano aos demais". Perguntemos então: que dano poderia um vestido rosa-curto causar a qualquer pessoa? "Por acaso alguma das pessoas que estavam lá naquele momento poderia ser vítima de um ataque cardíaco ou poderia transformar-se em uma estátua de sal diante de tal 'dantesca" visão? Todos nós sabemos que não. Os mais sensíveis, aqueles que por qualquer motivo se sentem ofendidos ao olhar para pernas femininas descobertas, estes poderiam ter, simplesmente, virado o rosto para o outro lado. Mas porque não o fizeram? Por que aqueles que estão acostumados a não olhar para a miséria existente em nosso país, para as desigualdades de classe, para a violência e a criminalidade que está dilapidando nossa sociedade e tirando a vida de milhares de pessoas, resolveram "olhar" para o vestido rosa-curto e insultar sua dona? A resposta talvez esteja ,exatamente, na falta de uma educação ético-moral baseada nos princípios clássicos da tolerância, do respeito as diferenças, da não agressão e da regra de ouro (não faça aos outros aquilo que não queres que te façam!).

O ataque dos colegas à moça do vestido-rosa-curto, este sim, foi um ato de brutal intolerância, fruto do preconceito e do moralismo. O moralismo, eu tenho já dito isto nos meus artigos, é uma deturpação da moral. O moralismo não resiste ao critério da universalidade e do dano. Se a partir de agora todas as mulheres do mundo resolvessem usar vestidos curtos, nenhuma consequencia nefasta se produziria. Algo completamente diferente se daria, por exemplo, se universalizássemos comportamentos como a corrupção, a mentira, o roubo, a exploração. Se todas as pessoas no mundo resolvessem ser corruptas, mentir, roubar, explorar, as conseqüências para a sociedade seriam extremamente negativas. Se assim é, porque muitas pessoas estão dispostas a serem coniventes com os comportamentos do segundo tipo, os comportamentos imorais como a corrupção, o roubo, a criminalidade e a condenar um comportamento tão inocente quanto usar um vestido curto? A coisa se torna ainda mais deplorável quando vemos que aqueles que têm sob si a responsabilidade de dirigir uma instituição de ensino, mostram também eles um comportamento "moralista", e portanto imoral, ao penalizarem duramente quem não fez nada de errado e a serem "brandos" na penalidade a todos aqueles que , estes sim, hostilizaram brutalmente um outro ser humano pelo simples fato de ela usar uma roupa, ou comportar-se de um modo que não lhes agradava. Ao aceitar o bullying (molestamento) dos agressores e condenar a vítima, a instituição deu a todos os jovens do país uma preocupante e assustadora lição de preconceito, moralismo e obscurantismo.

Por último, gostaria de lembrar um episódio da nossa história recente. Na época da ditadura militar, Leila Diniz foi duramente atacada pelos moralistas por usar biquíni na praia, estando grávida. Em 1969 ela deu uma entrevista ao jornal o Pasquim aonde ela disse entre outras coisas que " felizmente já amei muito e espero amar mais ainda". Após esta publicação foi instaurada a censura aos jornais em nosso país, naquele que ficou conhecido como o decreto Leila Diniz. Todos nós sabemos o que aconteceu depois: a brutal repressão que se instaurou no país nos anos 70. Felizmente hoje vivemos em uma democracia plena, e são mínimos os riscos de uma volta a um período ditatorial. Entretanto, os horrores da ditadura, dos anos da repressão, da censura, estão ainda muito próximos de nós para serem esquecidos. O moralismo, o preconceito e a intolerância comportamental andam de mãos dadas com todos os totalitarismos do mundo e é preciso que estejamos muito atentos na defesa dos direitos políticos , reprodutivos e sexuais que foram conquistados, com muita luta, pelas mulheres.

Que o vestido rosa-curto sirva para que a gente reflita sobre os valores da nossa sociedade. Há algo de profundamente perturbador quando um grupo insulta um ser humano por causa do tamanho da roupa que este ser humano usa. Este é um sinal de que há algo de podre no reino do Brasil e tudo é ainda mais preocupante quando se sabe que ha outros casos, alguns até mais graves. Uma trabalhadora já foi agredida por ser confundida com uma prostituta, como se fosse permissível agredir prostitutas! Mendigos já foram queimados por jovens de classe média, como se mendigos não fossem gente! Crimes brutais são cometidos todos os dias, todas as horas e tudo fica por isso mesmo, como se a criminalidade fosse normal e a vida humana não tivesse nenhum valor. Definitivamente há algo de profundamente imoral na sociedade brasileira, mas com absoluta certeza esta imoralidade não tem absolutamente nada a ver com vestidos ou saias curtas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

III Semana de Arte e Cultura


É com imensa alegria que, o CRAS convida toda população santanense para participar da III Semana de Arte e Cultura: “Retalhos de Arte Santanense – Marlene Olívia de Almeida Oliveira”, que tem como tema: “Lugar de gente que traz nas veias a arte e o talento genuinamente santanense”.


Nesta edição queremos expressar a diversidade artística e o talento do povo santanense, através das mais diversas formas de expressão e manifestação cultural.


A abertura ocorrerá hoje no Centro Cultural Felino Ivo Bezerra, logo após a Novena em Louvor a Senhora Sant'Ana.

Programação:

05 de outubro de 2009.

· Abertura da III Semana de Arte e Cultura “Retalhos de Arte Santanense – Marlene Olívia de Almeida Oliveira”.
· Lançamento do Livro “Receitas da Vovó”.
· Workshop de Culinária.

06 de outubro de 2009

· Lançamento do CD do Coral Infanto-Juvenil “Guerreiros da Melodia”
· Recital.

07 de outubro de 2009

· Homenagem a Senhora Marlene Olívia
· Entrega de Comendas
· Encerramento da III Semana de Arte e Cultura.

Capacitação sobre o Piso Básico de Transição e Senso SUAS (CRAS) 2009

Estiveram participando no último dia 23 de setembro, na Casa da Cidadania, em Natal-RN, a Secretária Municipal de Assistência Social Ilma Pereira e o Coordenador do CRAS Diogo Barrêto, da Capacitação sobre Orientações sobre a implantação de serviços com recursos originários do Piso Básico de Transição - PBT e Orientações sobre o Censo SUAS (CRAS) 2009. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social - SETHAS.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

I Conferência Regional de Saúde Ambiental.


Sucedeu nesta última segunda-feira (28 de setembro), no Centro Pastoral Dom Vagner, em Caicó-RN, a I Conferência Regional de Saúde Ambiental, com o Tema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!”. A Conferência foi organizada pela IV Unidade de Saúde Pública – URSAP e Secretaria Municipal de Saúde de Caicó-RN, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Adese e IBAMA.
A palestra de abertura com o tema da Conferência foi promovida pelo Dr. Alvamar Queiroz, superintendente do IBAMA-RN, que enfatizou a construção de uma consciência ambiental e a importância da criação de políticas públicas voltadas para esta temática. Após a palestra iniciou os Grupos de Trabalho no qual se discutiu sobre: I – Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; II – Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios e; III – Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
Importante salientar que a Organização Mundial da Saúde (1993) compreende por saúde ambiental “... aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida que são, determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Refere-se daqueles fatores que, presentes no ambiente, podem afetar potencialmente de forma adversa a saúde humana das gerações do presente e do futuro”.
O entendimento do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde (2007) é que “o campo da saúde ambiental compreende a área da saúde publica [afetando] ao conhecimento cientifico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano, sob o ponto de vista da sustentabilidade”.
O Município de Santana do Seridó-RN foi representando pela Senhora Mauricea Gambarra – Secretária Municipal de Saúde, Senhora Josilene Barros – Diretora do Hospital-Maternidade Ana Bezerra, Senhora Socorro Barboza – Representante da Secretaria Municipal de Educação e o Senhor Diogo Barrêto – Coordenador do PAIF/CRAS, este último representará o Município na I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, a ser realizada em Natal-RN, nos dias 26 e 27 de outubro de 2009.

Posse da Nova Diretoria da Associação dos Idosos






Aconteceu na manhã desta terça-feira (29 de setembro de 2009), a posse da nova diretoria da Associação de Convivência dos Idosos, de Santana do Seridó-RN.

O evento aconteceu na sede da Associação, situada a Rua José Matias Pereira, 248. Centro, a cerimônia de posse ocorreu às 10 horas, onde as autoridades puderam discursar, durante as falas era impossível não lembrar do nome da Senhora Marlene Olívia (in memorian) que durante anos dirigiu a associação.

Em seguida os presentes confraternizaram ao som de muito forró, no fim da manhã foi servido um almoço.


O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, Equipe de Referência do CRAS, além dos Idosos e Banda de Música da cidade de Parelhas.

Projeto Avaliação Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional de Escolares


Autora e colaboradora de outros Projetos realizados em nosso Município e muitos deles modelo a nível nacional, Dra. Che – nutricionista, abriu oficialmente na Câmara Municipal do nosso Município o Projeto Avaliação Nutricional e Educação Alimentar e Nutricional de Escolares.


Os Vereadores Bruno Augusto, Flávio Macedo, Antonio Bezerra, Raimundo Galdino, Juarez de Azevedo e Ivan Dantas, além de elogiar Dra. Ché e exaltar seus relevantes serviços prestados a nossa população, também debateram sobre o Projeto, falando sobre a desnutrição e a obesidade na infância e adolescência, com foco na alimentação e merenda escolar.



Dra. Ché já participou de outros eventos como: I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, em Natal na Casa da Cidadania, III Seminário Regional de Saúde do Trabalhador, Reunião com a Coordenação Estadual do Compra Direta, entre outros.


Fonte: Sevisa

quarta-feira, 30 de setembro de 2009




Nesta segunda-feira (28 de setembro) foi realizada na Sala ProJovem Adolescente, situada no Espaço Cultural Moisés Sátiro da Silva, reunião com as mães dos adolescentes integrantes do coletivo do referido Programa. Com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes do coletivo ao longo do ano.

Na reunião foi feita uma exposição sobre o Programa e a importância da participação dos adolescentes no coletivo. Na oportunidade as mães puderam dá depoimentos dos impactos positivos do ProJovem na vida de seus filhos.

A reunião foi realizada pela Equipe de Referência do PAIF/CRAS/Casa das Famílias – Márcia Rangel – Psicóloga e Técnica de Referência no Programa e Cyntia Cibele – Assistente Social, pela Orientadora Social – Rita de Cássia e pelo Facilitador da Formação Técnica Geral – FTG, Magno Kelle, além das mães.

“O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo de convivência e constitui uma das modalidades do Programa PROJOVEM, voltado ao atendimento de adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, tendo por objetivos complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária; e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Seu público prioritário são jovens provenientes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e aqueles que demandam simultaneamente, proteção social especial, ou em situação de transição, do nível especial para o nível básico de proteção social (PETI, Serviço de Enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, medidas protetivas e socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA), independentemente da renda da familiar.”

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Lançamento do Projeto Força Jovem



Aconteceu no último dia 19 de setembro de 2009 o lançamento do Projeto "Força Jovem", que visa ouvir a juventude santanense sobre seus anseios em torno do futuro de cada um, sobre seus pensamentos e opiniões pertinentes ao meio social, político, cultural e religioso, como também ofertar cursos, oficinas, palestras, debates e escutas através de parcerias com entidades municipais e estaduais, que serão parceiros para a qualificação desses jovens no mercado de trabalho.

O Projeto que já foi apresentado nas comunidades rurais de São Bento e Tuiuiú chegou ao município como uma das principais bandeiras do Governo Municipal, ligado as políticas públicas voltadas para a juventude santanense e um canal entre governo e juventude, onde através de um diálogo aberto possamos construir ações específicas e concretas para emancipação social destes jovens.

O ato aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença da Sub-Secretária de Juventude Mada Maia Calado, dos idealizadores do Projeto Vereador Tiago Cabral e o Assessor de Comunicação Rafael Fagner, do Prefeito de Florânia Sinval Salomão, do Presidente da Câmara Municipal de Acari Ismael Medeiros, como também Secretários(as) e Assessores da Administração Municipal, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Marlene Diniz e a Equipe de Referência do PAIF/CRAS


Diante de dezenas de jovens de Santana do Seridó, todos os convidados levaram sua palavra e elogiaram a idéia de criação do Projeto. O próximo passo será angariar recursos para parcerias e a concretização da proposta aos jovens. O prefeito Iranildo Pereira estava cumprindo agenda em uma comunidade rural e não pode comparecer.




sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Reunião do Programa Bolsa Família - PBF





Nesta quarta-feira (16.09.09), ocorreu no Espaço Cultural Moisés Sátiro da Silva, reunião com as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. A reunião teve por pauta o repasse de informações sobre o recadastramento dos CadÚnico, as ações desenvolvidas no Município pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo PAIF/CRAS/Casa das Famílias.

A reunião contou ainda com a participação da Secretária Municipal de Educação e Cultura Maria Vânia de Medeiros, que falou sobre as condicionalidades da educação, a merenda escolar, motivos para exclusão das famílias no PBF, Censo Escolar e sobre o Conselho Municipal do FUNDEB. No fim da reunião foram aclamadas duas mães que participaram como membros ativos do referido Conselho Municipal, no biênio 2010 e 2011.

Lançamento da Brinquedoteca na Comunidade São Bento






Aconteceu nesta quinta-feira (17.09.09), na Comunidade São Bento, o lançamento da Brinquedoteca do PAIF/CRAS/Casa das Famílias. A mesma funcionará no Centro de Múltiplo Uso e será coordenado por um bolsista da referida comunidade e pela Equipe Técnica do PAIF/CRAS/Casa das Famílias.

A Brinquedoteca é destinada para crianças de 01 a 10 anos de idade, sendo um espaço que visa estimular nas crianças a brincadeira livre e orientada, onde esta possa colocar em prática sua própria criatividade e aprendizado, valorizando as atividades lúdicas, tendo como proposta o brinquedo, o objeto e sua necessidade.

O Projeto ainda visa ainda despertar nas crianças a noção de preservação dos brinquedos e a possibilidade de vivência do lúdico, como também o convívio, o respeito, a coletividade e a socialização.

VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente


As Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Senhora Marlene Diniz e Joelma Pereira e o ProJovem Adolescente Danilo Araújo estiveram nos dias 09, 10 e 11 de setembro do ano em curso, no Praia Mar, em Natal-RN, representando o município de Santana do Seridó-RN na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Construindo as Diretrizes para a Política e o Plano Decenal”.
A Conferência Estadual, preparatória para VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada entre os dias 07 a 10 dezembro em Brasília, reuniu aproximadamente 220 delegados eleitos durante a etapa regional, realizadas nas várias cidades pólos, onde foram construídas propostas de diretrizes que foram aprofundadas e finalizadas para subsidiarem as discussões da Conferência Nacional, além de outros delegados natos, chegando ao número de 250 representantes.
A Conferência foi promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONSEC e o Governo Estadual. No fim da Conferência, a Presidente do CMDCA de Santana do Seridó-RN, Senhora Marlene Diniz foi escolhida por aclamação da plateia para representar o Estado do Rio Grande do Norte na VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizado no mês de dezembro, no Capital Federativa do Brasil, Brasília-DF.

Projeto Viva Bem a Idade que Tem





A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS/Casa das Famílias iniciou na última terça-feira (15.09.09) um trabalho socioeducativo com os idosos e as idosas do Centro de Convivência dos Idosos e das Idosas – CONVIVER “Manoel Vicente de Azevedo”, sendo esta mais uma ação do Projeto “Viva Bem a Idade que Tem”. Projeto este que busca uma melhor qualidade de vida para as pessoas da terceira idade.

Junto a esta atividade somam-se as demais atividades desenvolvidas pelo CRAS com o referido grupo, tais como: Atividades Físicas – aeróbica e alongamento; Terapia Ocupacional – Oficinas de Pintura em Tecido e; Lazer – com o tradicional forró e jantar.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Eleição da Nova Diretoria da Associação dos Idosos "Manoel Vicente de Azevedo".





Ocorreu no dia 01 de setembro do ano em curso, a eleição da nova diretoria da Associação dos Idosos "Manoel Vicente de Azevedo" de Santana do Seridó-RN, com sede na Av. José Matias Pereira, 298 - CONVIVER. A eleição foi coordenada pela Equipe Técnica do PAIF/CRAS/Casa das Famílias, junto a todos os idosos associados. A nova diretoria foi constituída por aclamação e é composta por:
Presidente - Otávia da Costa Palmeira
Vice-Presidente - Ozélia de Almeida Bezerra Costa
1º Secretário - Alzira Souza da Silva
2º Secretário - Irene Cabral Batista
1º Tesoureiro - Ana Bezerra Cabral de Macedo
2º Tesoureiro - Ozias de Souza Barreto
A posse da nova diretoria ocorrerá dia 29 de setembro do corrente, às 09h00 no CONVIVER.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Seminário “O Município e as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Diretrizes para Municipalização”.



A Secretária Municipal de Assistência Social e a Equipe Técnica do PAIF/CRAS/Casa das Famílias esteve presente na última quarta-feira (19.08.09) no Seminário “O Município e as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – Diretrizes para Municipalização”, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – FUNDAC. O evento realizado em Caicó-RN, teve por ação sensibilizar os dirigentes municipais e as autoridades locais no sentido da competência dos municípios quanto à execução das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida – LA e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC.


O Seminário discutiu de forma ampla e atualizada os limites e perspectivas do atendimento ao adolescente autor de ato infracional, sentenciado à medida socioeducativa em meio aberto, pelo Poder Público Municipal e as competências da FUNDAC / RN no sentido de atender a implantação e sistematização das condições de execução dessas medidas nos municípios, ressaltando a importância do caráter socioeducativo e a necessária e efetiva participação da família e da Comunidade no processo de reinserção e promoção do adolescente.


Segundo a presidente da FUNDAC, Graça Motta, sem a efetiva atuação dos municípios não há como, diante do modelo vigente, imaginar atendimento adequado à criança ou ao adolescente. A compreensão pelos gestores municipais do modelo de atendimento legalmente proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente é necessária na medida em que irá propiciar subsídios técnicos e motivacionais aos mesmos e a cidadania infanto-juvenil passará a ser atendida com absoluta prioridade.




quinta-feira, 13 de agosto de 2009

I Seminário para as Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santana do Seridó-RN.





Realizou-se no dia 28 de Julho do corrente ano, em Santana do Seridó-RN, o I Seminário para as Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município. O Seminário foi uma ação integrada do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Santana do Seridó-RN, em parceria com a CONTAG, FETARN, PMSS, SMAS, CRAS, BNB, Pólo Sindical do Seridó, Câmara de Vereadores, Associações Comunitárias, EMATER-RN e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Territorial.


A ação teve por objetivo debater as políticas públicas das mulheres trabalhadoras rurais do munícipio, voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS, Gênero e Sexualidade, Cidadania e práticas civis, criando através de uma articulação em nível municipal uma rede de associações comunitárias voltadas para a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

O evento teve a participação da Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Senhora Amélia Freire, Representantes do FETAEN, CONTAG, BNB, autoridades municipais e trabalhadores(as) rurais de Santana do Seridó-RN.

Abertura do Curso de Pintura em Tecido.




O PAIF/CRAS/Casa das Famílias torna público a abertura do Curso de Pintura em Tecido para as mulheres de nossa comunidade, visando proporcionar uma capacitação e formação que possibilite a inserção no mercado de trabalho de forma autônoma, favorecendo a geração de renda. O curso com duração de três meses, disponibilizará 20 vagas distribuídas em duas turmas, nos turnos matutino e vespertino e será destinado para as senhoras que se enquadrem nos seguintes critérios:

1. Mães e Responsáveis dos jovens integrantes do Programa ProJovem Adolescente – 08 vagas;
2. Mulheres do Programa Bolsa Família – 07 vagas;
3. Mulheres acompanhadas pelo PAIF/CRAS/Casa das Famílias – 05 vagas.

As inscrições se dará na sede do PAIF/CRAS/Casa das Famílias, situada na Av. Zezé Aprígio, 227. Centro. No período de 13 a 21 de Agosto, nos horários da 08:00 as 12:00 e 13:30 as 17:00. No ato da inscrição será necessária a apresentação dos Documentos de RG e CPF.

Santana do Seridó-RN, 13 de Agosto de 2009.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Reunião na Comunidade Tuiuiú




A Equipe Técnica do PAIF/CRAS/Casa das Famílias promoveu terça-feira (04.08.09) uma reunião na Comunidade Tuiuiú com as beneficiárias do Programa Bolsa Família e sócias do clube de Mães daquela localidade.
A reunião teve por objetivo selecionar as artesãs que participarão do Curso de Bordado em Máquina Industrial a ser promovido na comunidade pelo CRAS/Casa das Famílias em parceria com o Clube de Mães.
Na oportunidade foi feito um trabalho de escuta, onde as beneficárias locais puderam apresentar seus anseios perante o trabalho do CRAS para o segundo semestre de 2009, diante do exposto o referido Programa elaborará um Plano de Ação a ser executado na comunidade Tuiuiú, indo de encontro aos interesses dos mesmos.
Por fim, foi feito uma visita domiciliar para um atendimento psicossocial.

X Encontro dos Idosos da Região do Seridó






Os idosos do município de Santana do Seridó integrantes do Projeto Viva Bem a Idade Que Tem, desenvolvido pelo PAIF/CRAS/Casa das Famílias, junto ao Centro de convivência dos Idosos - CONVIVER, participaram no último dia 24 de julho , do X Encontro dos Idosos do Seridó, realizado em Caicó-RN. O Encontro que reuniu mais de 4.000 idosos já faz parte do Calendário da Programação da Festa da Padroeira daquela cidade.

O encontro reuniu idosos de todo o Estado Rio Grande do Norte que desfilaram pelas ruas de Caicó, com atrações culturais, como o bumba meu boi, fanfarras, trajes que identificavam seus municípios e roupas que retratavam o folclore do sertanejo devoto a Senhora Sant'Ana.

O evento em sua décima edição é organizado pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, o evento que tem caráter sócio-cultural e religioso, favorecendo a socialização dos envolvidos.

O evento inicou com uma concentração ao lado do Centro Administrativo, seguido de uma caminhada pela Avenida Coronel Martiniano e Avenida Seridó, com destino a Catedral de Sant'Ana. Na Catedral celebrou-se uma Missa em Ação de Graças. No fim da manhã os idosos se deslocaram para o Iate Clube, onde participaram de um almoço festivo com muito forró até o fim da tarde.