Blog do CRAS/Casa das Famílias

Este blog tem visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS/PAIF/"Casa das Famílias" do Município de Santana do Seridó/RN, destacando as principais ações para o desenvolvimento social, cultural, político das famílias referenciadas pelos Programas Sociais em nosso município.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Encerramento das Atividades do CRAS/2009, na Comunidade São Bento



Na tarde da última terça-feira (22.12.09), aconteceu no Centro de Múltiplo Uso da Comunidade São Bento, o evento de encerramento das atividades desenvolvidas pelo PAIF/CRAS, na referida comunidade. 
No ano de 2009, o CRAS desenvolveu na Comunidade São Bento o Curso de Bordado em Máquina, para as Famílias referenciadas pelo Programa Bolsa Família.Também neste ano, deu início as atividades laborais, como parte integrante dos Projetos Viva Mulher e Viva Bem a Idade Que Tem, que atendem as mulheres e idosas, sob a responsabilidade do Instrutor de Ed. Física Crizaldo Fernandes. Além disso, foi implantado uma Brinquedoteca para crianças de 02 a 08 anos, no qual se trabalha a socialização e a lazer. Com os Jovens foi desenvolvido Oficinas, em cima da Psicologia da Criatividade e apresentado o Projeto Força Jovem, que ofertou três cursos de qualificação para a inserção no mercado de trabalho. Soma-se a isso, os atendimentos psicossocias individuais as famílias referenciadas pelo PBF, as visitas domiciliares e  encaminhamento a rede de serviços. 

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Encerramento do Serviço Socioeducativo ProJovem Adolescente


Aconteceu na noite da última sexta-feira (18.12.09), o encerramento do primeiro coletivo do ProJovem Adolescente de Santana do Seridó/RN. O ProJovem Adolescente é um serviço socioeducativo no qual oferece um espaço de convivência social, onde os jovens tem a oportunidade de descobrir e desenvolver suas habilidades, visando uma maior participação deste com a família e a comunidade, com práticas que possam levar ao pleno desenvolvimento do adolescente, proporcionando análise e reflexão da realidade vivenciada por cada um, a fim de contribuir com o protagonismo juvenil. Durante o evento foi entregue os certificados aos jovens participantes do coletivo. A solenidade foi encerrada com um coquetel para os jovens, pais e autoridades presentes ao evento.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

4ª Conferência Municipal das Cidades



A realização da Conferência Municipal das Cidades, que precede a Conferência Estadual e Nacional das Cidades, cujo Lema é: “Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social” e o Tema: “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, além de um importante espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil organizada, para discutir a implementação da política urbana para todo país, com o objetivo de construir cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, também se reveste de importância quando contam valiosos pontos no quesito que trata do controle social e da integração participativa entre o poder público local e a sociedade civil organizada. As realizações dessas Conferências reforçam junto ao Ministério das Cidades, a capacidade organizativa das Cidades e do Estado do Rio Grande do Norte, facilitando assim a captação de recursos para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades.
-Neste contexto, O Conselho das Cidades apontou quatro eixos temáticos que refletem os principais desafios para implantação desta política: “Criação e implementação de Conselhos das Cidades, planos, fundos e seus Conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal”, “Aplicação do Estatuto da Cidade, dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano” “A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento” e “Relação entre os programas governamentais - como PAC e Minha Casa, Minha Vida - e a política de desenvolvimento urbano”.

Informação: Adriano Gomes – Assessor Administrativo.

Encerramento do Projeto Viva Mulher


Ocorreu nesta terça-feira, 15 de dezembro do ano em curso, o encerramento do Projeto Viva Mulher, o evento ocorreu no Balneário Municipal Alcides Batista de Morais e contou com a presença das autoridades municipais. O Projeto Viva Mulher é desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. O Projeto desenvolvido há quatro anos atende atualmente, aproximadamente 150 mulheres de variadas faixas etárias, das Zonas Urbana e Rural. No ano de 2009 o Projeto voltou suas ações para a questão do condicionamento físico, entendendo que as atividades de aeróbica propiciam as participantes uma maior auto estima e consecutivamente uma melhor qualidade de vida, ressaltando a importância do exercício físico, para aquelas participantes que antes viviam no sedentarismo. Durante o evento os presentes puderam escutar um repertório com músicas da década de 70 e 80 e degustar um coquetel de frutas e sucos naturais, no fim do evento todas as participantes ganharam camisas de aeróbica, garrafas de água e cd’s, visando que as mesmas possam se exercitar em seus domicílios no período das férias.

Santana do Seridó abre 50 vagas para o Programa ProJovem Adolescente



A Prefeitura de Santana do Seridó, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), está com inscrições abertas para o Programa Projovem Adolescente. No ano de 2010 serão formados dois coletivos, que atenderão a 50 adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família – PBF. Os Coletivos funcionarão nos turnos matutino e vespertino. 

Atualmente o Coletivo se reúne quatro vezes por semana e realiza diversas atividades, enfocando temas como: saúde, meio ambiente, direitos humanos e socioassistencias, cultura, trabalho e esporte e lazer, além de desenvolver ações voluntárias com grupos de crianças e idosos do Município. O Programa é acompanhado por uma orientadora social e pela equipe de referência do CRAS. As inscrições poderão ser feitas na sede do CRAS (Avenida Zezé Aprígio, 227, Centro). No ato da inscrição se faz necessário à presença do responsável pelo adolescente, bem como a apresentação de documentação do jovem. 

O principal objetivo do Programa é complementar a proteção social básica às famílias, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, bem como criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem na escola. A participação no coletivo é voluntária. 

Atvidades Culturais no Município de Santana do Seridó/RN





A Escola Estadual João Vilar da Cunha, no município de Santana do Seridó, realizou a 1ª Semana Artística e Desportista. A abertura do evento foi um desfile cívico pelas ruas da cidade, retratando os benefícios do esporte praticado de forma saudável. A Escola também apresentou em seu desfile o resultado de um trabalho desenvolvido, ressaltando a importância de uma cultura de paz no ambiente escolar, na família e na sociedade. Durante toda a semana foram realizados campeonatos de futsal, vôlei, handebol e xadrez, com os alunos e alunas da referida escola. O evento foi encerrado com Desfile do Aluno e Aluna Simpatia e a Mais Bela Voz Estudantil, além da entrega de medalhas e troféus as equipes vencedoras.
Em outubro, o município realizou a III Semana de Arte e Cultura, ocasião em que lançou o primeiro CD do Coral Infanto-Juvenil “Guerreiros da Melodia”. O CD, fruto do trabalho realizado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, com o CRAS e as escolas públicas do Município, destaca em suas melodias músicas que retratam a liberdade e a proteção à criança e ao adolescente. Participam do coral 56 crianças de 08 a 12 anos, que através da música aprendem e vivenciam conceitos como respeito, responsabilidade e convívio em coletividade, despertando assim seus sentimentos cívicos e sociais, influenciando na formação de sua identidade e de sua postura enquanto cidadãos, criando uma harmonia entre a escola e a comunidade onde vivem as crianças. É também no Coral que as crianças aprendem técnicas de postura, respiração e entonação, além de despertar na criança o senso de transformação.
Notícia enviada por Diogo Barrêto - diogobbarreto@gmail.com

Encontro Estadual de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo


Aconteceu na cidade de Natal, no dia 23 de novembro, o I Encontro Estadual de Articuladores e Conselheiros Municipais do Selo, no Hotel Barreira Roxa. O encontro reuniu representantes de 156 dos 165 municípios inscritos nesta edição do Selo, além de adolescentes de alguns municípios, prefeitos e entidades parceiras, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, secretários estaduais, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).
Durante a programação, os participantes conheceram a concepção do Selo, a metodologia e puderam trocar impressões acerca desta edição, que apresenta algumas novidades, como a realização de dois fóruns comunitários – um no início do processo, responsável por elaborar uma análise da situação da infância e adolescência no município e um ao final, realizado até março de 2012, com o objetivo de comparar a evolução da situação do município após esse intervalo de tempo.
Cada participante recebeu um guia metodológico, onde constam detalhes dos processos de todas as etapas da edição 2009-2012.
Para Regina Lúcia Pinheiro, assessora técnica do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Norte, e uma das participantes da capacitação, o encontro foi de grande relevância por esclarecer as dúvidas e nivelar, mesmo que inicialmente, o conteúdo. “Sem dúvida acontecerão outros momentos, para discutir dúvidas que surgirão ao longo do selo. Um ponto destacado pela equipe do UNICEF e que nós do Conselho pensamos já há bastante tempo é a necessidade de um curso voltado para os prefeitos, para discutir gestão e direitos de criança e adolescente”, afirmou.
Sobre o processo para o recebimento do Selo, Regina explicou que o Conselho Estadual vem fazendo a sua parte. “O Conselho apóia e orienta os municípios, especialmente o trabalho dos conselhos municipais e dos conselhos tutelares para que estejam funcionando bem. Isso já é um passo em busca do Selo”.