Blog do CRAS/Casa das Famílias

Este blog tem visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS/PAIF/"Casa das Famílias" do Município de Santana do Seridó/RN, destacando as principais ações para o desenvolvimento social, cultural, político das famílias referenciadas pelos Programas Sociais em nosso município.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Projetos Viva Mulher e Viva Bem a Idade que Tem.










Teve inicío nesta sexta-feira (26.06.09), na Centro de Múltiplo Uso Severino Valdivino de Macedo, na comunidade São Bento, as atividades de aeróbica destinada para as mulheres e idosas, referenciadas pelos Projetos Viva Mulher e Viva Bem a Idade Que Tem respectivamente, desenvolvidos pelo CRAS/PAIF/Casa das Famílias de Santana do Seridó/RN.




As atividades de aeróbica são coordenadas pelo Educador Físico Crizaldo Fernandes e ocorrerão duas vezes por semana: as quartas e sextas-feira, no crepúsculo vespertino.




As atividades buscam resgatar a qualidade de vida das participantes a partir de exercícios físicos, paralelo a isso, também se coloca a melhora significativa na saúde das integrantes, bem como o prazer por atividades esportivas. O projeto que já vem sendo realizado na zona urbana, e é reposável direto pelo bem-estar de muitas munícipes.








Fotos: Casa das Famílias

ProJovem Adolescente



O coletivo do ProJovem Adolescente de Santana do Seridó/RN, esteve nesta sexta-feira (26.06.09), no Açude Boqueirão da Cidade de Parelhas/RN. O grupo participou de uma atividade recreativa, que possibilitou aglutinar ainda mais os jovens em uma rede de socialização, proporcionando uma maior identificação com o ideal de grupo.



O ProJovem Adolescente é um Programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com as Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assitência Social/CRAS/Casa das Famílias.



O Projovem visa o desenvolvimento integral dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com olhar especial às famílias. Destinado aos jovens de 15 a 17 anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.



Cada grupo é acompanhado por uma Orientadora Social, que em nosso munícípio é exercido pela Pedagoga Rita de Cássia Costa. O programa é dividido em ciclos. No primeiro, se dedica a trabalhar temas como Direitos Humanos, Cultura, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho. Além disso, são oferecidas oficinas, palestras, seminários e atividades de lazer. Já o segundo ciclo, dá ênfase à orientação e qualificação profissional, visando à inserção do jovem no mercado de trabalho.

Arraiá da João Vilar







Realizou-se na última quarta-feira, dia de São João, o tradicional "Arraiá da João Vilar". O evento que movimentou a cidade, foi marcado por muita descontração, alegria, cores e resgate a cultura junina.
A Escola conseguiu, mais uma vez, reunir professores, funcionários, educandos e pais, para a realização deste evento que já faz parte do calendário alusivo aos festejos juninos de nosso município, juntamente com o Arraiá da Antônio Basílio, realizado no dia 10 de junho, o Arraiá da Assitência/CRAS, realizado no dia 09 de junho e o Santo Antônio do Povo, realizado nos dias 12-13-14 de junho.
Foi prazeroso poder assistir o Casamento Matuto, a Quadrilha Tradicional, poder degustar nas quermesses as comidas típicas e poder dançar ao som do mais legítimo Forró Pé-de-serra, formado por educandos da referida escola.
A E.E. João Vilar da Cunha, situada à Av. Zezé Aprígio, 184, Centro, conta atualmente com 267 alunos devidamente matriculados no ensino fundamental (6º a 9º ano) e ensino médio regular, abragendo, assim toda a juventude santanense em idade escolar, excerto os educandos da Comunidade Tuiuiú.
Foram parceiros desta ação o CRAS/Casa das Famílias e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.

Fotos: E.E. João Vilar.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Projeto Viva Bem a Idade que Tem!
















Aconteceu hoje, terça-feira (23.06.2009), as 08h30min na sede do CRAS/Casa das Famílias a abertura do Curso de Pintura em Tecido, oferecido as idosas referenciadas pelo Projeto Viva Bem a Idade que Tem, desenvolvido pelo CRAS/Casa das Famílias com o coletivo do Centro de Convivência do Idosos - CONVIVER de Santana do Seridó/RN.





As atividades ocorrerão semanalmente na sede do CRAS, situado na Avenida Zezé Aprígio, 217 e será ministrado pela Senhora Simone Gomes com acompanhamento de uma Terapeuta Ocupacional e da Equipe Técnica do CRAS/Casa das Famílias.





O curso tem por objetivo fortalecer a coordenação motora, a memória e o prazer pela pintura e a arte, bem como criar um ambiente de socialização, onde as idosas possam sentir-se valorizada e queridas através das conversas e trocas de experiências de vida, compartilhando alegrias e dividindo tristezas, resgatando assim, suas histórias de vidas, que muitas vezes encontram-se perdidas em suas memórias.





No encerramento foi feita uma leitura coletiva dos 10 mandamentos de como manter-se jovem:





01. Deixe de fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.





02. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (lembre-se disso se for um desses depressivos!).





03. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. "Uma mente preguiçosa é oficina do alemão." E o alemão tem nome é Alzhiemer!.





04. Aprecie mais as pequenas coisas.
05. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!





06. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.





07. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio.





08. Tome cuidado com a sua saúde:Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.





09. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa





10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade.





segunda-feira, 22 de junho de 2009

Homenagem a Ruth Cardoso


"Está completando um ano do falecimento da doutora Ruth Cardoso. Era pessoa sóbria e discreta, avessa a homenagens. Portanto, relembrá-la é, sobretudo, sublinhar seus estilo e atitude que são cada vez mais raros em uma sociedade em que o exibicionismo e o auto-elogio são moeda corrente. Vive-se o espetáculo do mau gosto e do oportunismo, em contraste com o trabalho e generosidade de Ruth Cardoso que produziam resultados, sem maiores estrépitos e foguetórios.
Como acadêmica, sempre se distinguiu pelo respeito às obras realizadas e, paralelamente, pela curiosidade e estímulo ao novo e à ousadia. Isso não impedia que sustentasse pontos de vista, exercesse a crítica, preocupada com o diálogo em que a civilidade não se opunha à firmeza.
Sempre esteve voltada para questões de política social, sem abrir mão de rigor acadêmico. Orgulhava-se de sua vivência universitária, mas isto jamais a impediu de estar atenta e engajada nas grandes questões políticas, como a resistência contra a ditadura. Estudou e participou de movimentos em defesa de minorias e setores oprimidos da sociedade. Entre outras causas, há que destacar a sua atuação na política de gênero e o seu engajamento nas lutas das mulheres.
Como esposa de presidente da República, reinventou o papel oficial, desempenhando tarefas em que sua condição de cientista social e cidadã engajada contribuiu, decisivamente, para inovações e fortalecimento de políticas sociais. Prosseguiu essas atividades de outras formas, uma vez encerrado o mandato de Fernando Henrique Cardoso. Até sua morte, permanecia atuante, construindo instrumentos para enfrentar a pobreza e a desigualdade social.
Deixou exemplos e lições. Quem a conheceu e acompanhou sua trajetória gostaria que, de algum modo, essa memória permaneça viva, se contrapondo à vulgaridade da corrupção, do imediatismo e da mesquinharia política."

Gilberto Velho

sexta-feira, 19 de junho de 2009

VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.







Representantes do município de Santana do Seridó/RN estiveram presentes na VIII Coferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que teve como tema: " Construindo as diretrizes para a política e o plano decenal", realizada nos dias 15 e 16 de Junho de 2009, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó/RN.



A Conferência foi realizada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caicó/RN e se fizeram presentes representantes dos municípios da região Seridó.



Três delegados que estarão presentes na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá nos dia 08, 09 e 10 de setembro do corrente ano, em Natal/RN, são do município de Santana do Seridó/RN, são eles: Marlene Pereira de Souza Diniz, Joelma Pereira dos Santos e Danilo de Souza Araújo. Estes foram escolhidos durante a Conferência Regional.



Por fim, cabe destacar que o município de Santana do Seridó/RN foi representado nesta Conferência pelas seguintes pessoas: Ilma Pereira - Secretária Municipal de Assistência Social, Marlene Diniz - Presidente do CMDCA e Assistente Social do CRAS/Casa das Famílias, Elinaldo de Castro Macedo - Conselheiro Tutelar, Joelma Pereira - representante do Conselho de Saúde, Vitória Regina - representante da Secretaria Municipal de Educação, Rita de Cássia - Orientadora Social do ProJovem Adolescente, Danilo Araújo - ProJovem Adolescente e Alvaneide Ferreira - representante do Programa Bolsa Família.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bem-Vindos


Este blog tem por objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS/PAIF/Casa das Famílias do Município de Santana do Seridó/RN. Destacando as principais ações para o desenvolvimento social, cultural, ecônomicoe e político das famílias referenciadas pelos Programas Sociais em nosso município